top of page

700 anos de canonização de Tomás de Aquino

Na última terça-feira, 11 de julho, Sua Santidade, o papa Francisco, divulgou uma carta em latim com a qual nomeia o cardeal Marcello Semeraro para presidir a Solene Celebração dos 700 anos de canonização de santo Tomás de Aquino, a ocorrer em 18 de julho.



O triênio tomista


Entre 2023-2025, os tomistas estão em festa no decorrer do chamado "triênio tomista": em 2025 será celebrado o oitavo centenário do nascimento de santo Tomás de Aquino; e em 7 de março de 2024 haverá grande celebração em honra dos 750 anos de sua morte.


Mas a festa mais próxima está marcada para terça-feira, 18 de julho de 2023, data em que serão celebrados os 700 anos da canonização do doutor angélico.



A celebração em Fossanova


Na última terça-feira, 11 de julho, Sua Santidade, o papa Francisco, divulgou carta com a qual nomeia o cardeal Marcello Semeraro para presidir a celebração em honra de santo Tomás, após pedido dos bispos Mariano Crociata, Gerardo Antonazzo e Ambrogio Spreafico.


O cardeal Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, presidirá a Santa Missa a ocorrer em 18 de julho, próxima terça-feira, às 18h30 (no fuso-horário do local), na abadia cisterciente de Fossanova, município de Priverno, província de Latina, na Itália. Foi nessa abadia que Tomás de Aquino viveu os seus últimos dias quando, a caminho do Concílio de Lião, foi acometido por uma grave enfermidade.



A carta do Santo Padre


Na carta divulgada, o Santo Padre Francisco recorda que santo Tomás de Aquino nunca se permitiu insuflar pelo conhecimento, mas foi "sempre edificado pela caridade".


Também reafirmou a reverência, retidão e espírito contemplativo desempenhados pelo santo sempre que se pôs a investigar os mistérios divinos, demonstrando extrema qualidade no ofício de filósofo e teólogo.


O texto integral em latim pode ser consultado no site oficial da Santa Sé. Aos amigos que não leem em latim, o Google Tradutor consegue realizar uma tradução suficiente para entender o sentido da carta.


Comments


bottom of page